Nesta sexta-feira (3), das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e outros órgãos municipais participam da capacitação “Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes”. A ação será realizada na sede do 30º Batalhão de Polícia Militar (Rua Seimu Oguido, 242, Jardim Alpes). A capacitação faz alusão à data de 10 de outubro, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. O ministrante será Fábio Saito, coordenador do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social da Criança e do Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência.
Além da equipe da SMPM, estarão presentes servidores atuantes na Rede Intersetorial de Proteção Social, incluindo a Secretaria Municipal de Assistência Social, Patrulha Maria da Penha e Grupamento Escolar da Guarda Municipal de Londrina e Patrulha Maria da Penha do 30º Batalhão de Polícia Militar. Também participarão acadêmicos do curso de Psicologia da PUC Londrina.
Entre outros conteúdos, a capacitação abordará a Lei Federal 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Também trará tópicos como o reconhecimento dos diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes e a abordagem profissional adequada frente à revelação espontânea do adolescente. Tratará, ainda, do fluxo de proteção à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência no município de Londrina, bem como do procedimento para atendimento e encaminhamento de criança e/ou do adolescente vítima ou testemunha de violência no âmbito da rede de serviços.
Segundo a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a violência doméstica e familiar contra as mulheres também afeta outros familiares. A constatação provém de relatos dos atendimentos realizados pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e pela Casa Abrigo Canto de Dália, bem como dos atendimentos das Patrulhas Maria da Penha da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Londrina. Essas informações revelam o impacto causado, especialmente na vida dos filhos e filhas das mulheres vítimas de violência, que presenciam ou vivenciam essas situações, o que demanda encaminhamentos para os serviços de proteção à criança e ao adolescente.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, destacou a importância do trabalho realizado em rede para atender as diferentes necessidades apresentadas pelas mulheres, considerando as inúmeras dimensões da violência doméstica e familiar. “A estratégia utilizada pela Secretaria da Mulher é atuar na perspectiva da transversalidade e da intersetorialidade, por meio de parcerias e atuação conjunta com outros órgãos e serviços especializados, conforme preconiza o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina”, frisou.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá