
Ministro do Trabalho explica ações de contra fraudes na concessão do pescador artesanal, para regularizar o FGTS de trabalhadores domésticos e para proteção de empregos e empresas impactadas pelas tarifas impostas pelos EUA
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é o convidado desta quinta-feira (25/9) do programa Bom Dia, Ministro. Na conversa com profissionais de rádio e portais de várias regiões do país, a partir das 8h, ele vai abordar o anúncio de novas medidas de combate a fraudes e de fortalecimento do controle na concessão do Seguro-Defeso do Pescador Artesanal.
As ações têm como objetivo prevenir irregularidades e assegurar que o benefício seja destinado, de forma justa e transparente, a pescadores e pescadoras artesanais que realmente dependem da atividade para garantir a subsistência. A ideia é potencializar o compromisso com justiça social, proteção de direitos e valorização da pesca artesanal.
Emprego recorde
Também serão detalhados, ao longo do bate-papo, os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), que revelam que o Brasil acumulou, nos sete primeiros meses de 2025, mais de 1,34 milhão de novos empregos com carteira assinada. Apenas em julho foram 129 mil postos formais e, com isso, o país chegou a 1,3 milhão de novos vínculos no ano.
Segundo dados da Pnad Contínua, do IBGE, o país atingiu o patamar de 39,1 milhões de pessoas trabalhando com carteira assinada no trimestre encerrado em julho, um recorde na série histórica, com o menor nível de desemprego (5,6%) desde que as medições começaram a ser feitas, em 201.
FGTS de domésticos
Marinho também vai explicar os conceitos da ação nacional voltada à regularização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadoras e trabalhadores domésticos. Desde 17 de setembro, há a previsão que 80.506 empregadores recebam avisos no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). A iniciativa é uma maneira de o Governo do Brasil reafirmar o compromisso com a proteção dos direitos e a valorização das relações de trabalho no âmbito doméstico.
Tarifas
Outro assunto abordado pelo ministro Marinho são as iniciativas do Governo do Brasil para proteger o trabalhador e auxiliar empresas impactadas pelas tarifas impostas unilateralmente pelo governo dos Estados Unidos a setores produtivos do Brasil.
Destacam-se entre as medidas a criação da Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego — responsável por monitorar e propor ações para preservar postos de trabalho. Entre as atribuições do colegiado estão acompanhar estudos e diagnósticos sobre o nível de emprego nas empresas diretamente afetadas pelas tarifas de exportação, bem como avaliar os efeitos indiretos nas cadeias produtivas.
AO VIVO — O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube , Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE — Emissoras e jornalistas interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá