
Serviço no Meu INSS (site/app) auxilia no planejamento financeiro e mostra diferentes regras para obtenção do benefício
Para auxiliar o segurado a planejar sua aposentadoria, o Meu INSS disponibiliza uma ferramenta que projeta o valor do benefício que será recebido e o tempo que ainda é necessário de contribuição. Trata-se do serviço “Simular Aposentadoria“. O cálculo é feito com as informações que estão na base de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, é preciso deixar claro que o resultado gerado é apenas uma projeção e, por isso, não garante direito ao que foi simulado.
Regras mais claras
Outra vantagem do serviço são os esclarecimentos disponíveis na hora da simulação, isso porque, com as atualizações da legislação previdenciária, o cálculo e as regras de contagem podem ter características específicas. Conforme as regras de transição introduzidas pela Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, responsável pela Reforma da Previdência, os requisitos de idade e de pontuação mínimas serão acrescidos gradualmente até 2031 e 2033, respectivamente. Assim, os detalhes de cada regra podem ser visualizados ao clicar nas setas ao lado direito dos tipos de aposentadoria no arquivo gerado pela simulação.
Quando a simulação indicar que o segurado atingiu os requisitos para ter direito à aposentadoria, ele pode entrar com o pedido no INSS para saber se, de fato, já pode receber o benefício.
No processo de conferência dos requisitos para a aposentadoria, podem ser solicitados documentos para comprovação dos períodos de trabalho informados, além da identificação dos dados pessoais.
Como acessar?
Para acessar o serviço, basta entrar no Meu INSS, com login e senha, e digitar na busca “Simular Aposentadoria”.
Confira ou altere seus dados, como idade, sexo, data de nascimento e, especialmente, tempo de contribuição (vínculos empregatícios e períodos). Basta clicar no ícone do lápis.
O segurado também tem acesso ao tempo para atingir as idades mínimas, em sete opções de cálculos para aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
Quando concluir a simulação, a partir do resultado, você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Não confunda!
Quem vai informar sobre o direito é o INSS após analisar o pedido. Será verificado se todos os vínculos informados pelo segurado estão de acordo com a carteira de trabalho ou outros documentos equivalentes.
A simulação é feita com a base de dados do INSS. Porém, nessa etapa de simulação, é possível incluir, excluir e ajustar informações de vínculos e remunerações — apenas para fins de simulação.
Quando o segurado realizar o requerimento do benefício, todas as informações da vida laboral serão analisadas para verificar se é necessário solicitar algum documento para comprovação do vínculo.
Vale ressaltar que por meio do serviço de “Simular Aposentadoria” é possível também projetar o valor do benefício. Mas somente se estiver faltando, no máximo, cinco anos para ter direito à aposentadoria.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá