
Começou nesta terça-feira (7/10) a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) – Juventudes que inovam, Brasil que avança, do Ministério da Educação (MEC). A programação segue até quinta-feira (9). O evento ocorre na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, de forma integrada ao Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca.
A 5ª SNEPT é gratuita e reúne 63 instituições e 1.434 expositores, com a apresentação de 400 projetos. Os visitantes poderão encontrar projetos sobre robótica, gastronomia, foguetes, jogos e exposições interativas, entre outros. O objetivo é contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social e crescimento da modalidade por meio da integração de estudantes e profissionais, promovendo compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, explicou a relevância do evento para a formação profissional de alunos do ensino técnico no país.
“Apresentar conceitos básicos da educação profissional e tecnológica em várias áreas que são atendidas: robótica, inteligência artificial e o diferencial que são projetos interativos. A população em geral vai poder chegar e fazer parte do mundo da educação profissional e tecnológica através desses projetos que um dia vão se transformar em produtos, processos ou serviços para o bem da sociedade”, disse em entrevista à Voz do Brasil.
Nesta 5ª edição, os visitantes encontrarão projetos de 62 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros. São mais de 400 projetos desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos focados na apresentação de produtos, protótipos e processos inovadores em sua aplicação real.
GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES — O secretário Marcelo Bregagnoli explicou o processo de escolha do tema Juventudes que inovam, Brasil que avança para a edição de 2025. “O tema baliza este momento que a gente passa no país em torno da geração do emprego, da melhoria da renda vinculada à qualidade de vida, da ampliação e sobretudo a questão da soberania, o desenvolvimento do país. A educação profissional e tecnológica faz parte do cotidiano favorecendo com que a população acesse mais facilmente a melhoria de qualidade de vida por meio de emprego e renda”, argumentou.
» As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da SNEPT
FESTIVAL – A 5ª edição da SNEPT está sendo realizada conjuntamente ao Festival Curicaca, evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) A parceria entre o MEC e a ABDI visa ao intercâmbio de ações e conhecimentos entre o setor da educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá