O conhecimento paranaense em monitoramento ambiental vem ganhando destaque em todo o País. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) foi selecionado como instituição de pesquisa executora de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que reúne as cinco distribuidoras de energia do estado de São Paulo: Enel, CPFL Energia, Neoenergia, EDP e Energisa.
O objetivo da iniciativa é desenvolver uma plataforma integrada de inteligência climática para o setor elétrico paulista, em um projeto estratégico para fortalecer a resiliência e a eficiência operacional na distribuição de energia.
O projeto já está em andamento e, nesta semana, representantes das distribuidoras estiveram na sede do Simepar, em Curitiba, para alinhar expectativas e discutir detalhes operacionais. A agenda incluiu ainda visitas à estação meteorológica de Curitiba e ao radar meteorológico de Teixeira Soares, no Centro-Sul do Estado.
A preocupação das distribuidoras é com relação aos eventos climáticos extremos que vêm ocorrendo em São Paulo recentemente e às lacunas nas soluções meteorológicas do estado, que dificultam a tomada de ações proativas para amenizar os impactos das ocorrências.
As concessionárias serão responsáveis pelo investimento e fornecerão dados de rede, farão a validação de requisitos operacionais e apresentação da expertise do setor elétrico. O Simepar, que já atua no setor elétrico com clientes como a Copel e o Operador Nacional do Sistema (ONS), foi escolhido para executar o projeto em contrato com prazo de dois anos, e terá responsabilidade técnica integral pela concepção, desenvolvimento, implementação e operação da plataforma e seus produtos.
“Esse projeto é bastante desafiador porque envolve pesquisa científica de alto nível. Estamos preparados para assumir esse compromisso, uma vez que o Simepar já atua há mais de 20 anos no setor elétrico. Temos um rol de mais de 30 projetos de pesquisa e desenvolvimento na nossa cartilha e agora mais esse grande marco. Um projeto inédito, onde nós vamos envolver cinco empresas de distribuição de energia pensando juntas no monitoramento meteorológico para o setor elétrico do país”, afirma Sheila Paz, gerente de Meteorologia do Simepar.
ETAPAS – O projeto seguirá em quatro módulos: o primeiro é a melhora na cobertura e resposta a condições meteorológicas. Serão instaladas, em até seis meses, 25 novas estações meteorológicas automáticas pelo Simepar em São Paulo, em pontos que já começaram a ser estudados para adensar a rede e ampliar o monitoramento climático. Os dados meteorológicos de diferentes fontes serão incorporados nos desenvolvimentos de modelos e soluções voltados à análise da informação e tomada de decisões do operador.
O segundo é a definição de zonas elétricas de maior vulnerabilidade, que vai incluir a integração da base de dados geográfica das distribuidoras e a geração de mapas de riscos com base nas análises meteorológicas e de vegetação.
O terceiro módulo contempla a implementação de um centro de vigilância e operação meteorológica. O Simepar já contratou dois meteorologistas que atuarão presencialmente em São Paulo, com apoio remoto da equipe de nowcasting que atua 24 horas em Curitiba, para fazer o monitoramento do tempo em todo o estado de São Paulo. Eles passam por treinamento na sede do Simepar desde agosto.
Os meteorologistas já começaram a emitir alertas de proximidade de raios e alertas de risco por rajadas de vento, e tiveram papel fundamental no evento que ocorreu em São Paulo entre os dias 21 e 22 de setembro.
O último módulo é a realização de um plano de negócios pós-projeto, visando manter as funcionalidades e o acesso à base de dados e produtos meteorológicos especializados ao apoio estratégico na gestão de monitoramento e de alerta meteorológico em todo o Estado, de forma sustentável.
Fonte: AEN PR