quarta-feira, outubro 8

Susaf-PR: agroindústria de Itaipulândia amplia vendas para todo o Estado

A agroindústria JD Comércio de Tripas, de Itaipulândia, no Oeste do Estado, é a mais nova integrante do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR). Com o certificado, o estabelecimento passa a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território paranaense, superando os limites municipais.

A entrega do certificado ocorreu nesta quarta-feira (08), na Prefeitura de Itaipulândia, com a presença de representantes regionais do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri), além de lideranças do município.

Para a chefe do Núcleo Regional de Cascavel da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Luana Fernandes da Silva, a conquista simboliza o resultado do trabalho integrado entre as instituições do Sistema. “Para nós, como Sistema, demonstra o resultado de uma excelente política pública e do nosso trabalho conjunto”, afirmou.

O Susaf-PR, coordenado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), certifica que o município cumpre os padrões sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), permitindo a ampliação do comércio dentro do Estado. Segundo a chefe do Escritório Regional da Adapar em Cascavel, Odete Volz Medeiros, o certificado reflete o comprometimento com a sanidade e a valorização da produção local. “Essa certificação representa um avanço para os produtores, pois garante que os produtos sejam reconhecidos pela sua qualidade sanitária e possam alcançar novos mercados. É um incentivo à formalização e ao fortalecimento das agroindústrias familiares”, destacou Odete, que representou a agência na entrega do certificado à agroindústria.

O proprietário da agroindústria, Jederson Saraiva de Avila, celebrou o reconhecimento. “Com o certificado, o foco é crescer e inovar, avançando de acordo com o que o mercado exige” destacou o produtor.

O prefeito de Itaipulândia, Lindolfo Rui, também ressaltou o impacto da conquista. “Para nós, itaipulandienses, é um orgulho muito grande ver uma agroindústria do município contemplada com o Susaf-PR”, disse o prefeito.

SISTEMA – A certificação permite que agroindústrias indicadas e aprovadas comercializem seus produtos em todo o Paraná, com foco especial nas unidades familiares e de pequeno porte. Ao aderirem ao sistema, as empresas assumem o compromisso de manter rigorosos padrões de produção e higiene, garantindo a segurança dos alimentos e a confiança dos consumidores. A fiscalização contínua fica a cargo do poder público municipal.

Criado em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf-PR garante a qualidade sanitária e fortalece o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Atualmente, 195 municípios já integram o sistema, seja de forma independente ou por consórcios, e 146 agroindústrias estão cadastradas em todo o Paraná.

Fonte: AEN PR