
A Receita Federal, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), oficializou a entrega de 800 minicomputadores a 38 municípios da região, no âmbito do programa Receita Cidadã. O projeto converteu equipamentos de TV Boxes apreendidos em operações de combate ao contrabando e descaminho em ferramentas de inclusão digital e de apoio à educação.
O evento, realizado no auditório da Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora (DRF/JFA), contou com a presença de autoridades federais, acadêmicas e militares.
Sob orientação dos professores Éder Barboza Kapisch e Danilo Pereira Pinto, cerca de 30 alunos de graduação Engenharia Elétrica da UFJF participaram da transformação dos TV Boxes em computadores funcionais. O processo consistiu em remover o sistema operacional original, que possibilitava usos ilícitos, e instalar o Armbian, sistema livre baseado em Linux, que confere ao equipamento todas as funcionalidades de um desktop: editor de textos, planilhas, apresentações, softwares de desenho, jogos educativos e até recursos para programação e automação com Arduíno.
É fundamental que uma universidade pública ofereça não apenas formação técnica, mas também oportunidades de impacto social. Esse projeto agrega experiência prática aos nossos alunos e amplia o alcance da extensão universitária”, ressaltou o professor Kapisch
A entrega simbólica dos equipamentos reuniu representantes de cidades mineiras como Cataguases, Ponte Nova, Viçosa, Além Paraíba, Lima Duarte, Pequeri, entre outros, que receberam os primeiros kits. Cada município recebeu kits lacrados, acompanhados de manual de instruções com QR Code e selo do programa Receita Cidadã.
Ao final, os representantes das prefeituras assinaram os termos de recebimento e responsabilidade, formalizando o compromisso de destinar os computadores a escolas, bibliotecas e outros serviços públicos.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá