
A partir da próxima segunda-feira (10), e durante todo o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana atenderão a população masculina em horário estendido, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. A ação integra a campanha Novembro Azul, lançada ontem (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), voltada aos cuidados com a saúde do homem, especialmente à prevenção e ao diagnóstico em fase inicial do câncer de próstata.
Para cada UBS, serão disponibilizadas 20 vagas por noite, sendo nove por agendamento on-line e 11 por livre demanda. O atendimento será direcionado para ações de cuidado integral, contemplando: avaliação de sinais vitais; solicitação de exames laboratoriais; atualização vacinal; realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); e encaminhamento para o grupo de tabagismo, quando indicado. Além disso, os homens poderão participar do Combo do Bigode, que contempla a realização de hemograma, lipidograma, glicemia de jejum, creatinina e Antígeno Prostático Específico (PSA).
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, convidou os homens londrinenses a participarem da campanha. “Se você é cidadão de Londrina, a Secretaria de Saúde faz um convite especial neste mês de novembro. Nossas UBSs estão de portas abertas para acolher você e suas demandas. Oferecemos serviços da Atenção Primária, como atualização vacinal, controle de pressão e glicemia, e um combo especial de exames, o ‘Combo do Bigode’, focado na prevenção e diagnóstico voltados à saúde do homem, além do check-up vascular para aqueles que se enquadrarem nos critérios. Então, não percam, participem. Tudo foi preparado com muito carinho pela nossa equipe para cuidar do homem trabalhador, estimulando o autocuidado e a qualidade de vida”, ressaltou.
A campanha Novembro Azul é um movimento que vai além da campanha, sendo um apelo à responsabilidade e ao autocuidado. Além dos exames, a adoção de hábitos saudáveis (exercício, alimentação equilibrada, evitar cigarro e álcool em excesso) é essencial para a prevenção de doenças. A intenção é incentivar os homens a buscarem serviços de saúde regularmente e a não esperar pelo surgimento de sintomas para agir.
O Ministério da Saúde preconiza que a decisão sobre exames de rastreamento para o câncer de próstata deve ser individualizada e feita com um profissional de saúde, considerando fatores de risco e histórico pessoal. Exames como o PSA e o toque retal são cruciais para a detecção precoce de alterações, e é fundamental quebrar tabus para salvar vidas. Clique aqui para ter acesso a todas as ações do Novembro Azul em Londrina.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
