quarta-feira, outubro 15

UBSs de Londrina abrem no sábado (18) para o Dia D de Multivacinação

Neste sábado (18), das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão abertas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, visando atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas disponíveis no Calendário Nacional. 

Pessoas de até 59 anos também podem aproveitar a campanha para atualizar a caderneta vacinal, reforçando a proteção, principalmente, contra sarampo e febre amarela. Para participar, não é necessário agendar horário, bastando comparecer à UBS de referência, com documento de identificação em mãos e, de preferência, com a Carteira de Vacinação.

A Campanha Nacional de Multivacinação foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 6 de outubro. Em Londrina, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 para vacinação.

Foto: Emerson Dias/NCom

Durante a campanha, estão sendo ofertadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, entre elas as que protegem contra poliomielite e sarampo. A mobilização também prioriza o resgate de quem ainda não recebeu doses contra febre amarela e sarampo.

Com relação ao sarampo, toda a população de 6 meses a 59 anos pode se vacinar, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil. A campanha também oferta uma intensificação da vacina contra o HPV para pessoas na faixa etária de 15 a 19 anos que não receberam a dose de rotina dos 9 aos 14 anos. Ela protege contra diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço, além de verrugas genitais.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, informou que na primeira semana da Campanha de Multivacinação houve um aumento de cerca de 20% no número de vacinados em comparação com a primeira semana do mês anterior. “De 6 a 14 de outubro, somaram-se 8.249 doses aplicadas de vacinas variadas. Esse resultado mostra o engajamento das famílias e o compromisso das equipes de saúde. É um avanço importante, mas reforçamos o convite para que todos que ainda não atualizaram a carteira de vacinação procurem a unidade mais próxima e aproveitem o dia D. Manter as vacinas em dia é essencial para proteger nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Outubro Rosa Paralelamente, as UBSs também terão, neste sábado (18), no mesmo horário, oferta de preventivo contra o câncer de colo de útero, avaliação das mamas e solicitação de exames, dentro da Campanha Outubro Rosa. Para participar, é necessário agendar atendimento direto na UBS ou via telefone da unidade. 

Vacinação contra Hepatite A e HPV em usuários da PrEP

Também neste sábado (18), das 8h às 16h, a SMS vai disponibilizar as vacinas contra Hepatite A e HPV em usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A ação será no Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho, antigo CIDI, na Alameda Manoel Ribas, 1.

A PrEP é um método do Ministério da Saúde que usa medicamentos para prevenir o contágio pelo HIV, reduzindo em mais de 90% o risco de infecção. A vacinação reforça as estratégias de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites e sífilis.

Durante a ação, também serão ofertadas 24 consultas para pessoas interessadas em iniciar o uso da PrEP. O agendamento pode ser feito no site da Prefeitura (https://portal.londrina.pr.gov.br/agendamentos), para a agenda do dia 18, disponível a partir de quinta-feira (16).

Foto: Emerson Dias/NCom

Neste ano, Londrina já registrou 26 casos de Hepatite A, quase o triplo dos nove casos confirmados em 2024. A vacinação contra a doença é recomendada para crianças de 15 meses a 4 anos e para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, hepatopatias e usuários da PrEP.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, campanhas como essa chamam a atenção da população para a relevância da necessidade de manter a carteira em dia. “Há oportunidades para melhorar a proteção contra o sarampo, colocar em dia a vacinação contra o HPV dessa população mais exposta e reforçar a prevenção contra a Hepatite A, cujo número de notificações vem crescendo em Londrina. Por isso, Londrina aderiu a esse movimento nacional para que a gente possa buscar a melhoria contínua dos nossos indicadores. Fazemos esse chamado para que a população procure no sábado as nossas UBSs, que vão estar abertas tanto na cidade como na zona rural”, frisou.

A cobertura vacinal contra a Hepatite A na faixa etária de 1 a 4 anos, no município, atingiu 82,50% até julho de 2025, segundo o painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde. No Paraná, o índice chegou a 84,99%.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá