
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e o Núcleo do Calçadão, promoveu, no último sábado (11), uma edição especial do projeto Viva o Centro. Dessa vez, a programação foi em comemoração ao Dia das Crianças, com shows gratuitos de atrações nacionais, praça de alimentação com food trucks e diversas atividades voltadas para as famílias.
Outra atração que movimentou e muito a festa na Praça da Bandeira foi um grande telão, montado no palco, para os torcedores do Londrina Esporte Clube que não conseguiram ingresso pudessem assistir à partida decisiva da Série C, realizada no Estádio Vitorino Gonçalves Dias.
Como o fim de semana era da criançada, o destaque infantil da quarta edição do Viva o Centro foi o cantor mirim Nícolas Netto, que subiu ao palco na Praça da Bandeira, às 14h, com o show “Explosão de Alegria”. Fenômeno entre o público infantil, o artista apresentou um repertório animado e recheado de interação com a garotada.

Na sequência, por volta das 16h, foi o momento das famílias curtirem outro tipo de repertório, de marchas, arranjos populares e clássicos, com a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, que esteve pela primeira vez na cidade. A apresentação encantou os londrinenses.
Com as lojas do Centro abertas das 8h às 18h, muita gente aproveitou para comprar o presente do Dia das Crianças e curtir a festa com os filhos, como a atendente de caixa Cristiane Aparecida.
“O que me atraiu foram as diversas atrações. Eles assistiram ao Nícolas Netto, comemos pastel, as crianças pintaram o rosto e agora a gente vai lá curtir os brinquedos. Deveria sempre ter esse tipo de evento, para atrair as pessoas. Londrina precisa disso. Adoramos a festa”, afirmou.

O estudante Arthur Ventosa e a tia dele, a diarista Dulce Benedito, contaram que foram ao Viva o Centro só para passear e assistir, pela primeira vez, ao show de Nícolas Netto.
“Viemos passar a tarde aqui, nos divertindo. Adoramos. Está tudo muito bom”, disse.
Já o aposentado Eliosiro Domíngues, torcedor do Tubarão, foi à Praça da Bandeira com a família para ver o concerto da Banda da Marinha e, claro, o jogo decisivo contra o São Bernardo.
“Vamos assistir ao show da Marinha, dar um passeio e depois ficar aqui para ver o jogo do Londrina, que, se Deus quiser, vai subir hoje”, afirmou.
Para quem trabalhava na praça de alimentação, o Viva Centro foi uma oportunidade para faturar um dinheiro extra. E o movimento foi bom, como contou a funcionária da barraquinha de pastel, Cleonice Oliveira.
“As vendas estão boas e o público está chegando cada vez mais. Esse tipo de evento aqui no centro é maravilhoso. Precisamos de mais eventos assim, porque isso movimenta a economia. Ajuda os food trucks, que precisam de eventos para estar trabalhando. A população precisa de lazer, de divertimento e a gente precisa de mais atividades assim na cidade, com certeza”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, foi outro que também celebrou a realização de mais um Viva o Centro e a grande presença do público.
“Os centros das cidades todas – seja Londrina, São Paulo, Curitiba, ou outros grandes centros internacionais, como Dubai ou Nova York – representam um pouco da alma da cidade. Então, nessa quarta edição, eu percebo que o evento está mais maduro, porque todas as forças estão juntas. A Igreja Católica, com o Padre Joel, junto com os vizinhos, com o núcleo de empresários, comerciantes e profissionais, além dos serviços oferecidos aqui, fazem uma entrega muito interessante para a população”, destacou.

O prefeito Tiago Amaral, que acompanhou a apresentação da banda da Marinha e depois foi ao VGD assistir de perto ao Tubarão, destacou como o projeto da Prefeitura está transformando o Centro da cidade, “o coração de Londrina”.
“Eu acho que não tem um londrinense aqui que não esteja com o coração cheio de amor, cheio de orgulho. Gente de todas as regiões da cidade, de volta à casa do londrinense, que é o nosso Centro, que é o nosso Calçadão. Por isso que nós lançamos esse projeto, esse movimento, que é o Viva Centro, que tem como objetivo resgatar nossa história, resgatar nosso amor, devolver esse local aqui ao povo londrinense, comemorou o prefeito.

Para encerrar a festa, a torcida do Tubarão lotou a Praça da Bandeira e comemorou junto com o time, que circulou por algumas ruas da área central e chegou ao local em um carro do Corpo de Bombeiros.
Também participaram do Viva o Centro, os vereadores Giovani Mattos e Marcelo Oguido, as secretárias municipais de Saúde, Vivian Feijó; e de Educação, Vânia Costa; o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke; além do presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá