quarta-feira, outubro 15

Wellington Dias detalha avanços no combate à fome e à pobreza nesta quarta

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, é o convidado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 15 de outubro. A partir das 8h, ele detalha as ações do Governo do Brasil para redução da insegurança alimentar, a saída do país do Mapa da Fome, o fortalecimento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a ampliação do Gás do Povo. Transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o programa terá participação de rádios e portais de várias regiões.

EBIA – Na conversa, Dias vai detalhar os dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), do IBGE, que mostram que o índice de pessoas em insegurança alimentar grave registrou o menor patamar da história. O levantamento, aplicado na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNADc) do 4º trimestre de 2024, mostra que a proporção de domicílios em insegurança alimentar grave caiu para 3,2%, com redução em todas as regiões do país, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Em termos absolutos, mais de dois milhões de pessoas saíram da fome em apenas um ano.

MAPA DA FOME — Durante o programa, o ministro também vai abordar o reconhecimento internacional de que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome, resultado de políticas de valorização da renda, fortalecimento da agricultura familiar e ampliação de programas de segurança alimentar. O feito simboliza a reconstrução de políticas voltadas ao combate à fome e à pobreza extrema. A saída do país do Mapa da Fome é resultado de uma estratégia integrada, que inclui o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e investimentos em acesso à água e assistência social.

GÁS DO POVO — A iniciativa que garante gratuidade no botijão de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade será um dos temas abordados pelo ministro. O Gás do Povo vai ampliar para 17 milhões de famílias (60 milhões de pessoas) o acesso ao benefício, triplicando o público atendido pelo Auxílio Gás. O benefício contempla famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família.

ALIANÇA — Durante o programa, o ministro também vai abordar os avanços da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que já reúne 201 integrantes e tem metas ambiciosas até 2030: alcançar 500 milhões de pessoas com programas de transferência de renda e garantir alimentação escolar de qualidade a mais 150 milhões de crianças. Lançada em 2024, durante a presidência brasileira do G20, a iniciativa reúne programas e políticas reconhecidas mundialmente para ajudar a reduzir a fome em vários cantos do planeta.

PLANOS – Em Roma, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Wellington Dias participou nesta semana da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global, que tratou de planos nacionais de combate à fome em países da África, Caribe e América Latina, e da inauguração do escritório do Mecanismo de Suporte da Aliança Global, que funcionará como secretariado da iniciativa.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube , Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Emissoras e jornalistas interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá