
7 de Setembro: Prefeitura promove roteiro histórico e atividades culturais gratuitas
Programação inclui caça ao tesouro, exposições e roteiro turístico por pontos marcantes da independência
A Prefeitura de São Paulo oferece neste domingo (7) uma programação cultural gratuita e repleta de história para celebrar o Dia da Independência do Brasil. As atividades são livres para todos os públicos e vão desde exposições contemporâneas na Biblioteca Affonso Taunay, na Mooca, até jogos interativos na Casa do Grito, parte do Museu da Cidade de São Paulo.
A Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay recebe a exposição “200 DO 7 – Releitura dos 200 anos”, composta por 11 telas criadas por artistas do grafite. As obras trazem visões contemporâneas e singulares da célebre pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, propondo um olhar crítico e criativo sobre os mais de dois séculos da história do Brasil. A exposição pode ser visitada até o dia 7 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Casa do Grito
Na Casa do Grito, localizada no Parque da Independência, a equipe educativa do Museu da Cidade de São Paulo promove, das 14h às 17h, a atividade interativa “Cartografias do Ipiranga”, uma caça ao tesouro com mapa temático. O percurso conduz os participantes por pontos históricos e patrimoniais da região, explorando narrativas, memórias e imaginários que ajudam a entender o desenvolvimento do país e a criação de identidades.
A Casa do Grito é um excelente ponto de partida para quem busca uma programação voltada à história e à memória da cidade. O imóvel, construído com a técnica de taipa de sopapo (ou pau-a-pique), foi originalmente uma residência localizada na antiga Estrada das Lágrimas.
Seu nome está associado à famosa pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, em que aparece uma casa com características semelhantes. O documento mais antigo referente à edificação data de 1844, presente no inventário de Guilherme Antonio de Moraes. A tela foi encomendada por Dom Pedro II e finalizada por Américo em 1888, em Florença, na Itália.
Roteiro histórico pelo Ipiranga
Já imaginou caminhar pelos mesmos caminhos onde Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil? O bairro do Ipiranga, um dos mais antigos da cidade, proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Situado na Colina do Ipiranga, o local ganhou relevância histórica com a construção do Museu do Ipiranga, em 1922, que passou a simbolizar a identidade nacional e o imaginário paulista ligado aos bandeirantes.
O Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) elaborou um roteiro turístico com 17 paradas em museus e edificações que registram a história da capital e do país. O percurso abrange cerca de três quilômetros, nos arredores do bairro do Ipiranga.
Entre os destaques do roteiro, estão:
- Monumento à Independência, construído para o Centenário da Independência do Brasil;
- Residências da família Jafet, imigrantes sírio-libaneses fundadores da Companhia Fabril de Tecelagem e Estamparia Ipiranga, como o Palacete Rosa (Rua Bom Pastor, 201) e a casa da Rua Costa Aguiar, 1013;
- Collegio Catholico São Francisco Xavier, na Rua Moreira e Costa, 531;
- Internato Nossa Senhora Auxiliadora, construído entre 1891 e 1896, uma das primeiras obras beneficentes do conde José Vicente de Azevedo.
Confira todo o roteiro clicando aqui ou acessando o PDF a seguir.
Crédito: Prefeitura de São Paulo
Leia Mais em: O Maringá