segunda-feira, setembro 1

Brasil emitirá vistos eletrônicos gratuitos para participantes da COP 30

E-Visto busca facilitar o acesso de estrangeiros para o maior evento global de discussão e negociações sobre as mudanças do clima, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA)

O Brasil passará a emitir vistos eletrônicos para os cidadãos dos países participantes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro. O e-Visto servirá para agilizar o processo de entrada no País, oferecendo mais praticidade e segurança a todos que virão para o maior evento global sobre mudanças do clima.

Nacionalidades com necessidade de solicitar visto para virem ao Brasil o farão de maneira digital, sem necessidade de comparecer ao consulado brasileiro em seu país. Até então, esse tipo de solicitação era permitido apenas para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

“O sistema de vistos eletrônicos para a COP 30 reforça o compromisso do governo brasileiro em assegurar que todos os representantes credenciados tenham condições efetivas de participação e possam receber, sem custos e com agilidade, a documentação necessária para sua viagem a Belém”

Valter Correia, secretário extraordinário da COP 30.

Com uma expectativa de público de 50 mil pessoas, são esperados para o evento membros dos 198 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Durante duas semanas, no coração da Amazônia, os negociadores buscarão consenso para as metas globais para a redução da emissão de gases que promovem o aquecimento do planeta Terra.

O desenvolvimento da plataforma para o e-Visto também tem protagonismo brasileiro, com atuação do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). “A iniciativa agiliza a emissão dos vistos e ainda promove inclusão e acessibilidade, aspectos essenciais para um encontro internacional dessa magnitude”, comentou André Agatte, diretor de Negócios, Governos e Mercados da autarquia.

Sobre o e-Visto

Para solicitar o e-Visto é necessário receber o aceite de participação na COP 30, emitido pela UNFCC. A emissão é gratuita para todos aqueles que receberem a confirmação do credenciamento.
A recomendação é que o pedido seja feito assim que o aceite for recebido. O prazo máximo para fazer a solicitação é até quatro semanas antes do início do evento, em 10 de novembro. O tempo previsto entre a submissão do pedido e a emissão do documento é de dez dias úteis.

O e-Visto COP 30 é válido até 31 de dezembro de 2025 e permite múltiplas entradas no país dentro deste período. O documento deve ser apresentado na chegada ao país, em formato digital ou impresso. Menores de 18 anos devem solicitar o visto físico em consulado.


Acesse aqui a página oficial da COP 30E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov


Veja abaixo o passo a passo para solicitar o e-Visto Especial COP 30

• Confirme sua elegibilidade
– Verifique se sua participação na COP 30 foi aprovada pela UNFCCC;
– Confirme se sua nacionalidade exige visto para o Brasil.

Acesse o Portal de Solicitação
– Após aprovação pela UNFCCC, você receberá um e-mail com o link para o e-Visto;
– Acesse o portal eletrônico através do link.

• Prepare os documentos necessários
– Foto estilo passaporte, fundo branco (padrão ICAO);
– Cópia colorida do passaporte válido (ordinário, oficial/de serviço, laissez-passer ou diplomático);
– Comprovante oficial de inscrição na COP 30.

Preencha o formulário online
– Preencha com informações completas e corretas;
– Anexe todos os documentos exigidos.

Envie a solicitação
– Revise todas as informações antes de enviar;
– Submeta a solicitação no portal eletrônico.

Aguarde o processamento
– Pode levar até 10 dias úteis;
– As notificações serão enviadas para o e-mail informado.

Receba seu e-Visto
– Após a aprovação, o e-Visto será enviado eletronicamente;
– Imprima ou salve no celular para apresentar na chegada.

Entrada no Brasil
– Apresente o e-Visto e o passaporte na imigração;
– Respeite o período e a validade do visto.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá