
O curso “Urgência climática – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis” já possui resultado preliminar
Cidades de diferentes regiões do país foram escolhidas para participar do curso “Urgência climática – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”. A iniciativa da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades vai apoiar gestores e equipes técnicas na criação de respostas mais eficazes contra enchentes, ondas de calor, deslizamentos e outros eventos extremos que já fazem parte da rotina da população.
Entre os municípios selecionados para a capacitação estão: Saquarema e Araruama (RJ); Niterói (RJ), Angra dos Reis (RJ), São Gonçalo (RJ), Timon (MA), Vitória da Conquista (BA), Altamira (PA), Canoas (RS), Sobral (CE), e Brumadinho, Bonfim, Mário Campos e São Joaquim de Bicas (MG). No total, três inscrições foram conjuntas e 13 individuais.
O curso propõe uma abordagem prática e estratégica, conectando políticas urbanas e climáticas, com especial atenção a bairros periféricos e áreas mais expostas a riscos. A expectativa é de que os participantes saiam capacitados para transformar o planejamento urbano em uma ferramenta concreta de proteção da vida cotidiana diante dos eventos climáticos extremos.
De acordo com as regras do edital, houve remanejamento de vagas para garantir maior equilíbrio entre regiões. Quatro vagas não preenchidas destinadas às regiões Norte, Sul e Centro-Oeste foram direcionadas para o Nordeste e o Sudeste.
Os municípios que desejarem recorrer do resultado preliminar poderão apresentar recurso administrativo entre os dias 24 e 29 de setembro de 2025, pelo e-mail oficial informado no edital do curso . A lista final de selecionados será divulgada no dia 3 de outubro.
Confira a lista preliminar de cidades selecionadas para participar do curso abaixo:
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá