
Presidente da estatal, Arthur Chioro, apresentou o projeto. Ebserh é a empresa que administra 45 hospitais universitários federais. Com o hospital da Unifesp, cujas obras começam no ano que vem, serão 46
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) construirá, a partir de março de 2026, o novo hospital universitário da Universidade Federal da São Paulo (Unifesp). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26/9), pelo presidente da estatal, Arthur Chioro, que apresentou o projeto arquitetônico da unidade. Os recursos da obra são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, no valor de R$ 206 milhões.
O hospital terá uma área de aproximadamente 36.750 m² e 326 leitos. Além de servir às atividades de ensino, pesquisa e formação de profissionais, realizará assistência junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas de média e alta complexidade como neurologia, cardiologia, oncologia e traumato-ortopedia, bem como atendimento clínico, cirúrgico e materno-infantil.
Segundo Arthur Chioro, o período de desenvolvimento do projeto arquitetônico foi fundamental para melhorar a qualidade do diagnóstico situacional, permitindo à estatal observar as perspectivas demográficas da região sul da cidade de São Paulo.
“Estabelecemos um grupo de trabalho envolvendo a Ebserh, Unifesp e a equipe técnica da Prefeitura, visando entender para onde vão os pacientes e o quanto eles sofrem para poder circular na cidade e ter acesso aos serviços necessários. Assim conseguimos detectar um déficit assistencial importante, que iremos combater a partir de uma nova unidade hospitalar”, declarou Chioro.
Arthur Chioro apresenta o projeto para a comunidade da Unifesp. Foto: divulgação
O novo hospital será localizado no bairro de Santo Amaro, e, de acordo com a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, há uma carência de leitos hospitalares e de atendimento de determinadas especialidades na região sul da cidade de São Paulo.
“Com base nesse nessa evidência, foi feito um estudo junto aos órgãos de planejamento do Governo Federal para priorizar as obras que seriam desenvolvidas no PAC. Considerando o que foi apresentado para a Unifesp sobre essa possibilidade, reconhecendo tanto a carência, mas também a potência da nossa universidade, estamos com uma unidade que faz total sentido não só para a cidade de São Paulo, como também para a nossa universidade”, complementou a reitora.
Vista panorâmica do novo hospital: mais de 36 mil metros quadrados
Quando finalizada, a estrutura do hospital contará com centro de diagnóstico por imagem e sala robótica. No âmbito do ensino e pesquisa, irá dispor de centro de simulação, ambulatório com ilhas didáticas e centro de pesquisa clínica.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos/Ebserh
editado por Isaías Dalle
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá