quarta-feira, outubro 1

Programa de voluntariado da COP30 certifica 1,5 mil pessoas para atender o público

Atuação dos voluntários terá foco em atendimento ao público, mobilidade e acessibilidade. Outro grupo está em fase final de formação

 

Nesta terça-feira (30/9), cerca de 1500 participantes do Programa Voluntariado COP30 receberam seus certificados em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O programa, resultado de uma parceria entre o Governo Federal e o governo do estado do Pará, contou com a participação de pessoas que passaram por cursos de 120 horas, com conteúdos sobre mudança do clima, turismo e comunicação intercultural, além de orientações operacionais para atuação em campo. Os novos colaboradores atuarão com foco em atendimento ao público, mobilidade e acessibilidade.

O programa, que abriu as inscrições no dia 29 de maio, recebeu mais de 2.300 inscrições na plataforma de seleção. Desse total, aproximadamente 1500 voluntários já concluíram a capacitação e estão aptos a atuar; um outro grupo está em fase final de formação, podendo alcançar mais de 2000 voluntários certificados.

A diretora de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), Flávia Castelhano, destacou que o planejamento de atuação dos voluntários levou em conta as áreas de maior circulação e necessidade de apoio, garantindo a presença dos colaboradores em diferentes pontos da cidade.

“A gente fez um mapeamento das áreas mais estratégicas para conseguir alocar essas pessoas onde tem mais demanda, onde tem um público maior também. Haverá voluntários na Zona Azul, na Zona Verde, na parte hoteleira, onde houver maior concentração de hóspedes, nos navios e em várias regiões. Também teremos equipes em pontos de ônibus que fazem parte do nosso mapa de mobilidade. A ideia é distribuir voluntários e voluntárias em vários locais da cidade, para apoiar todos os participantes, tirar dúvidas e mostrar como o belenense é receptivo”, afirmou.

Sobre a importância do Programa Voluntariado COP30, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou: “Nesta cerimônia, não entregamos apenas certificados. Entregamos confiança, reconhecimento e, acima de tudo, gratidão. Gratidão a cada um dos voluntários que se dispuseram a dedicar tempo, energia e coração para servir ao mundo durante a COP30.”

Depoimentos 

A procuradora de Contas do Estado do Pará, Deíla Maia, que também se certificou como voluntária da COP30, ressaltou a importância da preparação recebida e o papel diferenciado que os voluntários terão no acolhimento aos visitantes.

“É uma grande alegria, uma honra e um orgulho eu, como cidadã nascida em Belém, poder dar essa contribuição para as pessoas do nosso Estado. Essa COP vai ser um sucesso, eu tenho certeza, e poder ajudar pessoas de diversos países foi o que me motivou. Achei que a qualificação que a gente fez foi muito importante, falando de temas como sustentabilidade, mudanças climáticas e, principalmente, o Código de Ética da ONU, a questão do respeito às pessoas das mais variadas culturas. Tenho certeza de que não apenas eu, mas toda nossa equipe de voluntários, vamos ser o diferencial dessa COP pelo acolhimento”.

A jovem Luana Queiroz, recém-certificada no programa, observou que a experiência como voluntária representa uma oportunidade de aperfeiçoamento e também de valorização profissional. “O que me motivou a me inscrever como voluntária é porque eu já sou formada em Economia. Eu acho que essa é uma grande oportunidade de aprendizado”.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá