
Iniciativa do Instituto Alana e do Instituto PerifaLab, em parceria com a PYCC Marcele Oliveira, vai selecionar propostas em todo o Brasil para atividades que conectam infância, clima e justiça ambiental
No Dia das Crianças, a luta contra as mudanças do clima terá novos protagonistas. Escolas, coletivos e organizações de todo o Brasil estão convidados a organizar as MiniCOPs — versões infantojuvenis das Conferências do Clima, inspiradas no modelo da ONU e adaptadas para que crianças e adolescentes sejam os principais atores na construção de soluções ambientais.
A ação faz parte do Mutirão das MiniCOPs, promovido pelo Instituto Alana e pelo Instituto PerifaLab, em parceria com o mandato da Presidency Youth Climate Champion (PYCC) Marcele Oliveira, reconhecida pela UNFCCC. A iniciativa busca garantir que as novas gerações tenham espaço e voz em um momento histórico: a realização da COP 30, que acontecerá em Belém, em novembro.
Acesse aqui a página oficial da COP 30 • E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov
Diversidade e protagonismo
Serão selecionadas 10 propostas para receber apoio financeiro de R$ 3 mil cada. As atividades devem reunir pelo menos 15 crianças, valorizando a diversidade territorial e cultural do país. O edital prevê que ao menos uma proposta seja escolhida em cada bioma brasileiro, ampliando a representatividade de vozes de diferentes territórios, incluindo periferias urbanas, comunidades indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais.
Confira o cronograma
Inscrições: 29/09 a 05/10
Divulgação dos resultados: 09/10
Realização das atividades: até 31/10
As propostas devem ser inscritas por meio do formulário on-line neste link.
Ao final, cada instituição ou coletivo selecionado deverá apresentar um breve relatório com registros da atividade e as produções realizadas pelas crianças. Esse material será incorporado à agenda de incidência da PYCC Marcele Oliveira durante a COP 30, garantindo que as impressões e soluções das novas gerações façam parte do debate global sobre clima, justiça ambiental e sustentabilidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: contatoperifalab@gmail.com
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá