terça-feira, novembro 11

Artesãos voluntários do Galpão das Artes da Comlurb abrem Bazar de Natal com produtos ecológicos

A exposição reúne obras de 20 artistas e artesãos de diversas cidades do estado do Rio – Divulgação

O coletivo de artesãos voluntários da exposição “Rios que correm no Rio”, em cartaz até 25 de fevereiro, no Galpão das Artes Helio G. Pellegrino da Comlurb, na Gávea, inaugura, nesta quarta-feira (12/11), o Bazar de Natal com venda de peças variadas, confeccionadas com reaproveitamento de resíduos e trabalhos manuais produzidos com matérias-primas diversificadas. Até o Dia de Reis (6 de janeiro), os visitantes da exposição poderão adquirir belos e originais presentes ecológicos a preços acessíveis. A comercialização será feita diretamente com os artistas.

A exposição “Rios que correm no Rio” reúne obras de 20 artistas e artesãos de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, feitas com técnicas variadas que vão de escultura a pintura com bordado, crochê, patchwork, carpintaria naval, macramê, papel machê, cerâmica, carpintaria naval e outras, sempre com utilização de matérias-primas reaproveitadas, entre palhas, retalhos de tecido e jeans, linhas, resíduos de palmeiras, papel e papelão, além de borras e cápsulas de café.

Com curadoria da mestra artesã Lina de Melo e da artesã Tereza Riba, a exposição é uma homenagem a todos esses profissionais que mantêm seus ofícios vivos desde os tempos mais remotos, e que hoje, como profissão regulamentada e regida por leis e normas, tem reconhecida sua importância como cultura de um povo impressa na linguagem da arte.

 

Serviço:

Bazar de Natal: 12/11/2025 a 06/01/2026
Exposição: Rios que Correm no Rio – até 25 de fevereiro de 2026
Dias e horário – 2a a 6a feira – Das 9h às 17h
Local: Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino/Comlurb
Endereço: Rua Padre Leonel Franca, s/no – Gávea (sob o Viaduto Lagoa-Barra)
Entrada grátis
Contato: galpaodasartes@gmail.com

Categoria:

  • 11 de novembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá