quinta-feira, setembro 25

Comlurb inaugura 83º ecoponto e já contabiliza 1.600 toneladas diárias a menos de lixo descartado irregularmente nas ruas da cidade

O Ecoponto Praça da Paloma fica localizado no Complexo do Alemão – Divulgação

A Comlurb inaugurou, na manhã desta quinta-feira (25/9), o Ecoponto Praça da Paloma, na Rua Antônio Austregésilo, 331, no Complexo do Alemão. Com essa unidade, a Companhia soma 83 ecopontos lançados desde 2022. Essa política pública de combate à formação de pontos críticos de descarte irregular na cidade já contabiliza 20% a menos de lixo jogado nas ruas, o correspondente a cerca de 1.600 toneladas diárias de resíduos que agora têm o destino correto.

– Os pontos de descarte irregular de lixo, principalmente nas comunidades, têm sido combatidos por meio dessa política pública da Comlurb de instalação de ecopontos associada à distribuição de contêineres de grande porte, que já somam 12 mil. Os ecopontos não são assim meramente um local de descarte de lixo. Eles fazem parte de um planejamento estratégico da Companhia. É a retirada de lixo irregular das ruas para a coleta – enfatizou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.

A nova unidade conta com uma caixa compactadora para recebimento de lixo domiciliar e duas do tipo multiuso destinadas aos entulhos e bens inservíveis, como móveis, colchões e eletrodomésticos sem uso, e galhos de árvores. A inauguração contou com o grupo Chegando de Surpresa, garis que usam música e dança em campanhas de conscientização para o descarte correto do lixo. Arraes lembra que a meta da Companhia é chegar a 100 ecopontos até o fim do ano e a 22 mil contêineres de grande porte instalados pela cidade. Além de ajudar na ordenação dos resíduos, os ecopontos ainda evitam a proliferação de vetores, levando mais qualidade de vida aos moradores e melhoria da saúde pública.

Categoria:

  • 25 de setembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá