sexta-feira, outubro 3

Comunicações entrega 30 Pontos de Inclusão Digital com 260 computadores em Recife

Moradores de Recife (PE) agora têm mais oportunidades para aprender, se conectar e se preparar para o mercado de trabalho. Foram inaugurados 30 Pontos de Inclusão Digital e entregues 260 computadores recondicionados, resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Prefeitura do Recife. A ação deve beneficiar mais de 40 mil pessoas na região.

“A inclusão digital é uma ferramenta de transformação social. Com esses computadores e novos espaços de acesso à tecnologia, estamos garantindo que cada vez mais brasileiros tenham oportunidades de aprender, empreender e construir um futuro melhor”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Os computadores, reaproveitados a partir de doações de órgãos públicos e empresas, passam por recondicionamento no Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC Brasil), que dá nova vida aos equipamentos e os destina a projetos sociais. Além do acesso às máquinas, a população terá formações presenciais e online em áreas como informática básica e manutenção de computadores.

“O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia e contribuir para a transformação de comunidades, reforçando o compromisso de unir sustentabilidade, inovação e inclusão digital”, destacou o diretor-executivo do IEC-Brasil, Sávio França.

Um dos espaços beneficiados é o Compaz (Centro Comunitário da Paz), que já oferece atividades de cultura, educação e esporte. Agora, também amplia o acesso à tecnologia. “Esses computadores representam novas oportunidades para milhares de famílias do Recife. Mais que acesso à internet, é acesso a conhecimento, cidadania e futuro”, ressaltou o secretário de Cidadania e Cultura de Paz da Rede Compaz , Túlio Arruda.

A ação é fruto de um acordo firmado em setembro entre o Ministério das Comunicações e a Prefeitura do Recife. Ao todo, a parceria prevê a entrega de 500 computadores para ampliar o acesso de jovens e adultos às tecnologias digitais, com foco no aprendizado e na preparação para o mercado de trabalho.

Sobre o Computadores para Inclusão

O programa do Ministério das Comunicações já doou mais de 63 mil computadores para escolas públicas, projetos sociais, áreas remotas e rurais, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e territórios quilombolas. A iniciativa também capacitou 59 mil pessoas em áreas como informática, manutenção de computadores e design gráfico. Além disso, garante o descarte ambientalmente correto dos equipamentos sem reaproveitamento, unindo inclusão digital e sustentabilidade.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá