Novas operações com gás de Vaca Muerta, anunciadas nesta quarta-feira (23/04), são mais um avanço viabilizado pelo MME para garantir suprimento competitivo e integração regional
O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do programa Gás para Empregar, vem desempenhando papel decisivo na ampliação da oferta de gás natural ao Brasil. Em mais uma operação anunciada nesta terça-feira (23/04), a Gas Bridge Comercializadora (GBC), afiliada da argentina Pluspetrol, iniciou a importação de gás da formação de Vaca Muerta, uma das maiores reservas não convencionais do mundo.
A nova remessa marca a quarta operação do tipo anunciada este ano, reforçando a crescente integração energética entre Brasil e Argentina. Além da GBC, já realizaram importações em 2025 as empresas Edge Energy, Matrix Energia e MGas, utilizando rotas semelhantes via Bolívia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância estratégica dessas iniciativas. “O Gás para Empregar é a espinha dorsal da nossa política para garantir gás natural competitivo ao povo brasileiro e à nossa indústria. Com o apoio técnico e institucional do MME, estamos diversificando a oferta, estruturando rotas de suprimento, reduzindo custos e ampliando a segurança energética nacional”, afirmou.
Além de fortalecer a segurança energética, a ampliação das importações sul-americanas de gás contribui para a reindustrialização do Brasil, atraindo novos investimentos e gerando empregos — pilares do programa Gás para Empregar.
“Nosso objetivo é garantir gás para todos os brasileiros — com previsibilidade, segurança jurídica e preço justo. Esse movimento de integração regional mostra que estamos no caminho certo para transformar o gás natural em vetor de desenvolvimento econômico e social”, concluiu Silveira.
Fonte: Agência Gov