Igor Mateus
Da redação
A educação de Nova Aliança do Ivaí está em festa. Esta semana o município alcançou o Selo Ouro no processo de alfabetização de crianças. A iniciativa foi desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reflete o compromisso da Prefeitura em promover a qualidade no ensino.
Para comemorar a conquista, o prefeito de Nova Aliança do Ivaí, Ulisses de Souza (Licinho), fez a entrega nesta sexta-feira (6) de 7 certificados para professoras e profissionais da Secretaria de Educação Municipal.
Receberam os prêmios: Marinilda Languer Rolim, Fernanda Rohling, Zilvania França da Silva, Claudenira Abel da Cruz, Vilma Alves de Lisboa, Vilma Correia de Mattos Conelheiro e Ellen Samara da Silva dos Santos.
“Graças ao desempenho delas, a educação de Nova Aliança do Ivaí se tornou referência. Nossa cidade é pequena, mas a cada dia que passa estamos melhorando no quesito qualidade de vida. Isso é notável para todos que passam por aqui. Para o ano que vem, estamos elaborando um projeto que visa a contratação de uma empresa que aplicará uma prova e os alunos que tiverem nota máxima ganharão uma bicicleta. Também vamos premiar os professores. Esse projeto será encaminhado para aprovação na Câmara. Isso não é gasto, é investimento no futuro”, disse o prefeito.
De acordo com a articuladora educacional Vilma Lisboa, o CNCA é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
A secretária de Educação, Vilma Conelheiro, parabenizou a equipe. “Essa equipe é muito comprometida. Falamos a mesma língua, vestimos a camisa para alcançar os melhores índices e os resultados estão aí. É um dia de muita alegria”, disse.
COMO É AVALIADO? – As secretarias de educação que atenderem aos pré-requisitos serão avaliadas e pontuadas, podendo atingir até 100 pontos. Com base na pontuação, será considerado o recebimento do selo, que está dividido em três categorias: Bronze (45 e 64 pontos); Prata (65 e 84 pontos); Ouro (85 e 100 pontos).
Fonte: Diário do Noroeste