A iniciativa oferece acesso a crédito com juros reduzidos, por meio de parcerias com instituições financeiras, além de apoio à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho
Em cerimônia realizada em Recife (PE), nesta sexta-feira (16/5), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, oficializou a adesão do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife ao programa Acredita no Primeiro Passo.
O lançamento contou com a assinatura de protocolos de intenções entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), a Prefeitura do Recife e demais instituições parceiras, marcando o início de uma série de ações voltadas à geração de emprego, estímulo ao empreendedorismo e qualificação profissional.
Com foco em gerar oportunidades de emprego e no fortalecimento de pequenos negócios, o Programa tem como objetivo principal promover a autonomia socioeconômica das pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O estado possui 2,6 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, sendo 294,7 mil em Recife.
“O programa Acredita é a formalização da nossa responsabilidade de dar as mãos a quem está no Cadastro Único, por meio da qualificação para o emprego e para o empreendedorismo, com assistência técnica, com fundo garantidor e com a garantia de financiamento com taxas baixas”, afirmou Wellington Dias.
Segundo o ministro, o Programa já beneficiou mais de 200 mil empresários e empresárias do Bolsa Família e do Cadastro Único “Queremos alcançar o primeiro milhão de empreendedores e empreendedoras até o final do próximo ano. Pessoas que antes eram do Bolsa Família e agora estão empregando outras pessoas”, destacou.
Oportunidade e educação
Além da concessão de crédito, o Programa Acredita também aposta na qualificação profissional, com foco na geração de empregos e no estímulo ao empreendedorismo. Alana da Silva, moradora da comunidade Rosa Selvagem, em Recife, e beneficiária do Bolsa Família, conquistou o primeiro estágio na área de tecnologia, graças ao curso Talento na Nuvem, fruto da parceria do MDS com a Amazon Web Services (AWS).
“Eu consegui mudar minha jornada trabalhista. Vi outros horizontes, conquistei outras oportunidades. A tecnologia é a profissão do futuro e adequar as pessoas e ela é uma forma, também, de ajudar o futuro”, afirmou.
A capacitação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o MDS e a Amazon. A plataforma de serviços de computação em nuvem disponibiliza vagas em cursos de capacitação digital para mulheres inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Alana foi uma das mulheres contempladas no projeto piloto, que selecionou 50 mulheres negras, com idade entre 17 e 25 anos, moradoras das cidades de São Paulo, Juiz de Fora (MG) e Recife (PE).
A estudante destacou a importância de garantir oportunidades para as pessoas mais vulneráveis, como é o caso da população da comunidade onde vive. “É uma região que necessita de apoio. A motivação é que você está dentro daquela situação, vê que é capaz, sabe que as outras pessoas são capazes também, tudo o que precisam é de oportunidade, de um início”, apontou.
Assim como Alana, a microempreendedora Leonice Tomé encontrou no programa o apoio necessário para expandir seu negócio. Ela trabalhava com vendas e decidiu empreender, começando a vender bolos. O projeto foi dando certo até a chegada da pandemia. A vendedora conheceu o CredAmigo e, desde 2019, é cliente do Banco do Nordeste, principal operador do Programa Acredita.
“Eu passei da minha cota como microempreendedora individual (MEI) e me tornei um Micro Empresa. Hoje, pela primeira vez venho aqui dizer que tenho cinco funcionários na minha empresa, todos com carteira assinada. Para mim é uma honra”, celebrou Leonice.
O prefeito da cidade de Recife, João Campos, destaca a importância de um trabalho integrado e com capacidade de chegar aos que mais precisam das políticas públicas. “É preciso saber aonde se quer chegar. E a agenda que nos une aqui é uma agenda de chegar a quem precisa de uma ação efetiva do Estado brasileiro. Seja por um programa de crédito, de fortalecimento da agricultura familiar, de aquisição pública de alimento, de possibilidade de fazer com que esse alimento seja beneficiado e chegue para quem precisa”, reforçou Campos.
A adesão do estado de Pernambuco e da capital Recife ao Acredita fortalece a política de combate à pobreza e à desigualdade, unindo esforços entre União, estados e municípios para ampliar o acesso à renda, ao crédito e ao trabalho digno.
Fonte: Agência Gov