MJSP apoia operação para capturar foragidos por crimes violentos em 72 cidades — Agência Gov

Mais de 400 policiais cumprem 115 mandados de prisão em 72 cidades. Objetivo da ação é capturar foragidos responsáveis por crimes violentos letais intencionais, como homicídios, feminicídios, estupros e roubos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atua no apoio à Polícia Civil do Pará na Operação Basilisco de Roko, que cumpre 115 mandados de prisão em todo o país. O objetivo da ação é capturar foragidos responsáveis por crimes violentos letais intencionais, como homicídios, feminicídios, estupros e roubos.

 

Mais de 400 policias civis de 15 estados cumprem os mandados em 72 cidades. A operação conta com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), setor ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do MJSP.

O diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, destaca a importância da operação no contexto de manutenção da segurança pública. “Esta ação demonstra o nosso compromisso em retirar de circulação indivíduos que representam uma ameaça à sociedade. Continuaremos intensificando o trabalho de inteligência e as operações integradas para garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.”

A operação contou com policiais civis dos estados de Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Basilisco de Roko

O nome da operação faz referência a um conto que sugere a existência de uma superinteligência artificial do futuro que consegue localizar qualquer pessoa. No campo investigativo, seria a capacidade das polícias civis em localizar e prender criminosos de alta periculosidade em qualquer lugar onde estejam.

Fonte: Agência Gov