quarta-feira, outubro 1

Parque Madureira recebe a comemoração pelo Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa

O Projeto Vida Ativa abriu a programação com música, dança e exercícios físicos. Foto: Divulgação/SEMESQV

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), promoveu uma programação animada no Parque Madureira, Zona Norte, em comemoração ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa.

Desde as primeiras horas da manhã, o evento colocou o público da terceira idade para gastar energia com um grito coletivo de valorização e respeito aos que construíram a história da cidade. Em seguida, o Projeto Vida Ativa abriu a programação com música, dança e exercícios físicos, envolvendo vários idosos que mostraram disposição e vitalidade.

– A gente se sente vivo, com alegria no coração -, disse o Ednelson Vieira, de 72 anos, após participar da aula coletiva de dança do Projeto Vida Ativa.

Ao longo do dia, o espaço foi tomado por tendas de serviços e atividades especiais como aferição de pressão arterial e HGT, atendimentos de saúde, rodas de conversa, além de palestras sobre denúncias em asilos clandestinos, com destaque para a Operação Direito da Pessoa Idosa, que faz o acompanhamento rigoroso desses casos.

Outro ponto alto foi o Projeto Empregabilidade, que apresentou oportunidades e orientações para reinserção dos idosos no mercado de trabalho. Os projetos Casas de Convivência, Bacanidade e Vida Ativa também marcaram presença, oferecendo oficinas, orientações e momentos de integração.

O programa Rio Cuidadoso esteve no local, reforçando o compromisso da cidade em garantir proteção e dignidade à população idosa.

No palco principal, às 11h30, o cantor Marcos Vivan fez o público cantar junto em um show vibrante e cheio de emoção, com um repertório dos anos 90 e também fez uma homenagem ao Gilsinho, intérprete da Portela, que faleceu nesta madrugada.

– Mais do que um espetáculo cultural, a celebração foi um ato de reflexão e conscientização -, afirmou o secretário Felipe Michel.

O evento destacou que envelhecer é um direito de todos e que cabe à sociedade assegurar proteção, cuidado, dignidade e respeito à pessoa idosa, combatendo a violência e a discriminação.

Categoria:

  • 1 de outubro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá