sexta-feira, setembro 5

RioLuz investe R$ 2,4 milhões para coibir furtos na iluminação pública em 2025

Na Linha Vermelha, um dos principais corredores viários da cidade, foram registradas 269 ocorrências de furtos. Foto: Fábio Motta

A RioLuz destinou mais de R$ 2,4 milhões em ações voltadas à proteção do parque de iluminação pública da cidade, entre janeiro e agosto deste ano. O objetivo é minimizar os prejuízos causados por furtos e atos de vandalismo, que comprometem tanto a eficiência dos serviços quanto a segurança da população.

Entre as medidas implementadas estão a substituição de tampões de ferro por modelos de concreto, a instalação de câmeras em pontos estratégicos, a troca de cabos de alumínio por cobre e a adoção de caixas gradeadas para proteger luminárias. Até o momento, já foram substituídos 270 tampões por concreto, instalados 650 equipamentos de monitoramento em diferentes regiões da cidade e trocados 103 km de cabos de alumínio.

Apenas na Linha Vermelha, um dos principais corredores viários da cidade, foram registradas 269 ocorrências de furtos somente esse ano, evidenciando a necessidade de investimentos constantes em soluções de proteção.

– Com essas iniciativas, a RioLuz reforça seu compromisso em modernizar e preservar a infraestrutura de iluminação pública. Nosso objetivo é garantir mais segurança, qualidade e confiabilidade para a população carioca, reduzindo os impactos causados pelos furtos e assegurando um serviço cada vez mais eficiente – , destaca Rafael Thompson, presidente da RioLuz.

Categoria:

  • 5 de setembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá