sábado, outubro 11

Tecnologia que alerta sobre deslizamentos com 72h de antecedência conquista premiação nacional

O GeoRisk foi o vencedor do 29º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O sistema desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) conquistou o 1º lugar na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal. Ele também foi eleito a Escolha do Público, reconhecimento concedido à iniciativa mais votada entre todas as finalistas.

O GeoRisk monitora risco de deslizamento de terra ao combinar dados de modelos meteorológicos, informações ambientais e históricos de episódios. Ele consegue emitir alertas com até 72 horas de antecedência. O sistema é um exemplo de como o uso da ciência e da tecnologia pode aprimorar políticas públicas de prevenção de tragédias e de proteção de vidas.

Segundo tecnologista em Geodinâmica do Cemaden e coordenador do projeto, Pedro Camarinha, o desenvolvimento do sistema foi guiado por um planejamento centrado no usuário final. “O GeoRisk nasceu da necessidade de automatizar análises complexas feitas diariamente pelos especialistas. Trabalhamos para que ele entregasse previsões mais claras e confiáveis de forma acessível para gestores públicos e para a sociedade”, explicou.

A premiação foi entregue durante a Semana de Inovação 2025, que ocorreu de 30 de setembro a 2 de outubro, em Brasília (DF). O Cemaden é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Lançamento

Criado em 1996, o Concurso Inovação no Setor Público é considerado uma das mais tradicionais e relevantes premiações voltadas à modernização da gestão pública brasileira. Em sua 29ª edição, o concurso reuniu 363 iniciativas inscritas de todo o País, das quais apenas 26 chegaram à fase final, distribuídas em quatro categorias. Na categoria em que o GeoRisk foi inscrito, concorreram mais de cem projetos, e apenas seis foram selecionados como finalistas para disputar o prêmio principal.

O GeoRisk foi lançado oficialmente em 17 de fevereiro de 2025, na sede do Cemaden, em São José dos Campos (SP), com a presença da ministra Luciana Santos e do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. A ferramenta utiliza metodologias avançadas de análise e integração de dados, consolidando o Brasil na liderança regional em sistemas de previsão e alerta de desastres naturais.

Na ocasião, a ministra destacou o papel estratégico da ciência e da tecnologia na prevenção de desastres e na proteção da população. “Lançar este novo sistema, que aprimora a qualidade das previsões de risco de deslizamentos, nos coloca na vanguarda da antecipação de riscos. Trata-se de uma ferramenta inovadora, com o potencial de salvar vidas e evitar perdas materiais”, afirmou Luciana Santos.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá