Ação do governo contra esquema de descontos indevidos no INSS é tema da Voz do Brasil desta quarta (7) — Agência Gov

Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, vai falar sobre o assunto a partir das 19h

A Voz do Brasil desta quarta-feira (7/5) conversa com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, sobre a ação do Governo Federal contra o esquema de descontos ilegais nos benefícios previdenciários pagos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Programa vai ao ar a partir das 19h, no Canal Gov.

O esquema, que vinha operando desde 2019, foi desmanchado pela CGU e Polícia Federal, após investigação. A Operação Sem Desconto teve início no mês de abril com ações no Distrito Federal e em 13 estados.

Leia também
• CGU ultrapassa marca de R$ 10 bilhões recuperados por meio de acordos de leniência
• Cuidados com as fake news: legislação que coíbe fraudes no INSS não foi revogada

De acordo com Vinicius de Carvalho, mais de 6 milhões de aposentados apresentavam descontos mensais, supostamente autorizados em favor de associações. No entanto, muitos desses descontos foram realizados sem consentimento, o que levou à abertura de uma ampla investigação. Como medida imediata, todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) celebrados entre o INSS e essas entidades foram suspensos.

A CGU anunciou também a retenção dos valores que seriam repassados a essas entidades em maio. O dinheiro será restituído aos beneficiários do INSS já no pagamento de junho.

Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta quarta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.

 

 

Fonte: Agência Gov