Doação do Governo Federal transforma rotina de jovens em Teresina com acesso à tecnologia e qualificação — Agência Gov

O Computadores para Inclusão é um programa do Governo Federal executado por meio do Ministério das Comunicações (MCom) e que já ultrapassou a marca de 59 mil computadores doados em todo o Brasil. Aliado à entrega de equipamentos, os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) promovem mais de 230 cursos em tecnologia, como informática básica, manutenção de computadores, robótica e até programação de celulares.

Em uma parceria com a Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (Funpapi), responsável pelos CRCs no estado do Piauí, a Fundação Madre Teresa de Calcutá, em Teresina (PI), recebeu 10 computadores doados pelo Computadores para Inclusão, que mudaram a dinâmica do local e abriram novos horizontes para crianças e adolescentes da região. Em todo o Piauí, 753 doações foram realizadas em 76 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) de 59 municípios piauienses.

“Quando os meninos viram os computadores, isso aqui lotou”, conta Francisca da Silva, coordenadora do espaço. A chegada das máquinas fez a diversão nas ruas dar lugar ao aprendizado. Com acesso aos cursos de informática e aos serviços públicos digitais, jovens antes desconectados agora começam a trilhar caminhos de transformação social e profissional.

ESTÁGIO E VOLUNTARIADO — É o caso de Geovanna Sousa, de 19 anos. Ela foi uma das primeiras alunas a participar das aulas de informática na Fundação. Hoje, além de formada, conseguiu um estágio remunerado e atua como voluntária no mesmo espaço que a ajudou a crescer. “Antes do curso, eu nem sabia ligar um computador. Tinha medo até de encostar. Hoje eu sei usar mouse, teclado, digitar, fazer apresentações no PowerPoint… É muito gratificante ajudar outras pessoas, também”, comemora.

O PROGRAMA — A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal, por meio do MCom, para promover a inclusão digital e ampliar oportunidades por meio da tecnologia. Para o coordenador-geral de Inclusão Digital do ministério, Gustavo André Lima, os impactos vão além da capacitação técnica. “A tecnologia é uma ponte para o futuro. Ela promove igualdade, empodera comunidades e transforma vidas, especialmente onde o acesso ainda é limitado”, destaca.

TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE — Os equipamentos doados são frutos do projeto que reaproveita máquinas descartadas por órgãos públicos e instituições financeiras, que são recuperadas e distribuídas para escolas, associações e iniciativas com relevante atuação social. Com inclusão digital, milhares de jovens em todo o país estão escrevendo novas histórias — com o clique de um mouse.

Fonte: Agência Gov