O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada promove a colaboração entre a União e os entes federados para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de assegurar a recomposição da aprendizagem
O Paraná foi um dos 14 estados brasileiros a receber a medalha de ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e premia as secretarias estaduais, municipais e distrital pelas boas práticas na implantação de políticas para a área. Além do Estado, 227 municípios paranaenses foram reconhecidos com o selo ouro, 66 com o selo prata e 20 com o selo bronze.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada promove a colaboração entre a União e os entes federados para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de assegurar a recomposição da aprendizagem. A ideia é que cada estado, em colaboração com seus municípios, elabore uma política de alfabetização de acordo com as suas especificidades.
Primeiro lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Paraná também já tinha sido reconhecido pelo MEC como o segundo estado com a melhor taxa alfabetização de crianças que estudam na rede pública. Segundo dados divulgados em maio pelo ministério, 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental.
“O Paraná que já tem a melhor educação do Brasil, é o segundo Estado que mais alfabetiza crianças ao final do 2º ano, agora também recebe o selo ouro de criança alfabetizada do Ministério da Educação. Isso é fruto do compromisso do Paraná com a alfabetização”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Essa premiação vem corroborar com todo o trabalho de colaboração entre o Estado e as redes municipais para a alfabetização das crianças”.
Segundo o levantamento do MEC, o Estado avançou cinco pontos percentuais, de 68% para 73% na comparação de 2023 com 2019, e saltou uma posição no ranking nacional, ultrapassando Santa Catarina. No Brasil, o avanço foi de um ponto percentual, passando de 55% para 56% no número médio de crianças alfabetizadas na idade certa.
Ainda que a educação nas séries iniciais do ensino básico seja de responsabilidade dos municípios, o Governo do Estado mantém, desde dezembro de 2022, o programa Educa Juntos, que presta suporte pedagógico aos municípios com foco na alfabetização dos alunos. O programa oferece às redes estuduais avaliações, materiais didáticos de apoio e formação continuada aos professores alfabetizadores.
“Também fornecemos avaliação diagnóstica aos estudantes a cada três meses, para entender qual criança está lendo melhor, qual tem dificuldade de leitura, para assim o professor poder fazer a intervenção”, explicou Miranda. “Além disso, oferecemos aos municípios sistemas de chamada e matrícula onlines. Todas essas inovações colaboram para que tenhamos o selo ouro de alfabetização, que mostra que estamos comprometidos com os meninos e meninas paranaenses”.
ENTREGA – A entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização às gestões premiadas vai acontecer na próxima quarta-feira (11), em Brasília. Dividido nas categorias ouro, prata e bronze, o selo incentiva a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidas com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.
Confira os municípios da região contemplados com o selo ouro, prata e bronze:
Ouro
Amaporã, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste,
Guaporema, Inajá, Indianópolis, Japurá, Jardim Olinda, Maria Helena, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Nova Olímpia, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Querência do Norte, Rondon, Santa Mônica, Santo Antonio do Caiuá, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, São Pedro do Paraná, Tamboara, Tapejara,
Terra Rica, Umuarama.
Prata
Alto Paraná, Atalaia, Guairaçá, Itaúna do Sul.
Bronze
Nova Londrina.
Fonte: Diário do Noroeste