
Agentes federais apreenderam na última semana 1.797 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente durante ações de fiscalização na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. O material foi doado ao Governo do Estado de Rondônia e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
As ações fazem parte da operação de desintrusão no território, iniciada no último dia 08 de setembro. A fiscalização ocorreu em uma serraria no município de Monte Negro, ao norte da terra indígena, e encontrou madeira em toras e serrada. O prejuízo às atividades, somente com essa apreensão, foi de R$ 539 mil.
- Cerca de 550 m³ de madeira serão destinados a construção de estruturas da Funai no estado
As atividades já resultaram em prejuízo de mais de R$ 5,1 milhões à estrutura das atividades criminosas. Nos dias anteriores à doação do material, o Ibama também emitiu multas, embargos de áreas e notificações para a retirada de animais e estruturas de apoio a atividades pecuárias do interior da terra indígena.
A operação é coordenada pela Casa Civil da Presidência com a participação de diversos órgãos e agências federais, como Censipam, Ministério dos Povos Indígenas, Funai, Ibama, ICMBio, INCRA, Exército Brasileiro, Polícia Federal, PRF, Abin, Força Nacional, dentre outros.
-
- Transporte de toras de madeira foi realizado nos dias 27 e 29 de setembro para sistema prisional de RO
Cleide Souza, coordenadora da operação, detalha como os bens serão reaproveitados. “Toda essa madeira extraída de áreas proibidas será doada para a construção de lavanderia, refeitório e outras melhorias o presídio de Buritis (RO). Já a parte beneficiada da madeira será destinada à construção da base Boa Vista da Funai, no município de Mamoré (RO)”, informou.
Entre os dias 21 e 27 de setembro, foram realizadas 31 novas ações, totalizando 115 desde o início dos trabalhos. As atividades envolveram fiscalizações ambientais, patrulhamentos aéreos e terrestres e notificações em áreas críticas.
Acesse o site com todas as informações da Operação de Desintrusão
A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau está situada no estado de Rondônia, com 426 indígenas dos povos Jupaú (Uru-Eu-Wau-Wau), Amondawa, Juma, Oro Win e Cabixi, distribuídos em 12 aldeias, além de povos indígenas isolados.
A desintrusão reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a proteção da Amazônia e dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que respeita as determinações judiciais e instrumentos de conciliação na busca por soluções equilibradas. A operação segue de forma planejada, transparente e responsável, garantindo a proteção do território e o fortalecimento da presença do Estado na região.
Acesse a lista de todos os órgãos e agências envolvidos na operação
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá