
A população de Recife (PE) ganhou um novo impulso nas políticas de inclusão digital e conectividade do Governo Federal. Nesta segunda-feira (01), durante visita à capital pernambucana, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o prefeito João Campos firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer o Programa Computadores para Inclusão no município. A medida vai ampliar a Política Nacional de Desfazimento de Bens Eletroeletrônicos e expandir a capacitação de jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho.
Na ocasião, também foi anunciada a doação de 500 computadores recondicionados. Os equipamentos serão destinados a escolas, projetos sociais e instituições locais, ampliando o acesso à tecnologia e abrindo novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens e adultos recifenses.
O ministro Frederico de Siqueira Filho ressaltou que o acordo é uma ação concreta de promoção da dignidade humana e de inclusão digital, especialmente nas localidades onde a população mais precisa. “Assinamos este acordo porque a tecnologia precisa fazer parte da vida de todos. Essa é uma missão do poder público. A informática abre portas para o conhecimento, para o estudo e para o mercado de trabalho. Por isso, ela precisa ser democratizada, com políticas de inclusão digital”, afirmou o ministro das Comunicações.
O prefeito de Recife, João Campos, também destacou a parceria com o Governo Federal. Segundo ele, as máquinas doadas do premiado programa Computadores para a Inclusão, vão garantir mais acesso e a oportunidades de educação e empregos.
“Esse convênio que assinamos hoje não só possibilita a doação de computadores, mas também a formação de pessoas. É um compromisso tanto meu quanto do ministro Frederico e do presidente Lula fazermos novas turmas. Nós temos que pensar em todos, principalmente naqueles que precisam realizar serviços no meio digital atualmente e que, muitas vezes, são vítimas de golpes”, disse João.
Todos os equipamentos doados foram recondicionados por meio do programa Computadores para Inclusão, premiado em agosto pela excelência em gestão pública. Pelo projeto, equipamentos descartados por bancos e órgãos públicos são recuperados por alunos de cursos profissionalizantes e, depois, doados a escolas públicas, associações comunitárias e localidades remotas e rurais do Brasil.
O Ministério das Comunicações tem trabalhado para levar inclusão social e digital a todos os municípios brasileiros. Somente no estado de Pernambuco, mais de 2.800 equipamentos eletrônicos já foram doados.
“Estamos expandindo as ações do programa e garantindo que mais jovens e famílias tenham acesso a ferramentas digitais. Além de recuperar e entregar essas máquinas, preparamos jovens e adultos com cursos de informática, manutenção e programação de computadores”, finalizou o ministro.
Agenda
Nesta segunda-feira, o ministro Frederico de Siqueira Filho participou da abertura do Fórum Nordeste, que discutiu os desafios e oportunidades da transição energética na região. O encontro reuniu lideranças políticas, empresários, autoridades e especialistas do setor. Durante sua participação, o ministro destacou a relevância do tema e a conexão com as ações da pasta: “O Ministério das Comunicações se faz presente por entender a importância dessa agenda, que converge com a ampliação da infraestrutura de telecomunicações e com o fortalecimento da inclusão digital no Brasil”, afirmou.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá