quinta-feira, outubro 2

Governo repatria 110 brasileiros dos EUA em nova operação do ‘Aqui é Brasil’

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) coordenou, nessa quarta-feira (1º), mais uma operação interministerial de repatriação de brasileiros em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos. O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), às 21h40, trazendo 110 pessoas.

A iniciativa cumpre determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e integra o programa Aqui é Brasil, lançado em agosto para garantir acolhimento humanizado a deportados e repatriados.

Na chegada, os passageiros receberam alimentação, kits de higiene, atendimento de saúde, apoio psicossocial e encaminhamento para deslocamento até suas cidades de origem por via terrestre.

Segundo o porta-voz da operação, Paulo Victor Resende, gerente de projetos da Secretaria Executiva do MDHC, a ação busca dar respostas rápidas e solidárias. “Eles chegam bastante cansados e, muitas vezes, desanimados. Mas, ao ouvirem português e receberem essa acolhida, o ânimo se transforma. O Brasil não trata o migrante como criminoso: são pessoas em situação documental irregular, e nosso papel é assegurar que retornem com dignidade e reencontrem suas famílias”, afirmou.

Perfil dos repatriados

De acordo com os dados do voo, a maior parte dos repatriados eram homens desacompanhados (77%). As mulheres desacompanhadas representaram 12%. Apenas duas famílias viajaram juntas: um casal com duas filhas e outro casal com um bebê de colo.

No recorte por sexo, 83% eram homens e 17% mulheres. A faixa etária predominante foi de 18 a 29 anos (42%), seguida por 30 a 39 anos (24%) e 40 a 49 anos (24%). Também havia idosos (4%) e crianças, incluindo um bebê de colo.

Compromisso com os direitos humanos

O programa Aqui é Brasil é coordenado pelo MDHC em articulação com os ministérios das Relações Exteriores, Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Justiça e Segurança Pública, com apoio da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), governos estaduais e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Desde fevereiro de 2025, já foram realizadas 24 operações de repatriação, garantindo o retorno seguro de mais de 2 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, em sua maioria vindos dos Estados Unidos.

As ações ocorreram em janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27); setembro (3, 10, 17 e 24); e outubro (1º).

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá