sexta-feira, setembro 26

JUVRio promove campanha de valorização da vida nas ruas da cidade durante o Setembro Amarelo

Além dos cartazes, os jovens levam caixas de mensagens com palavras positivas de incentivo. Foto: JUVRIio/Divulgação

Quatrocentos jovens de 15 a 29 anos do projeto Pacto pela Juventude da Secretaria da Juventude Carioca (JUVRio) realizam, até a terça-feira (30/9), uma campanha de promoção da saúde mental em 26 pontos do município do Rio. A iniciativa promovida no Setembro Amarelo tem como estratégia ocupar praças, ruas movimentadas, entradas de escolas, estações de trem e metrô para espalhar mensagens em prol da valorização da vida durante o Setembro Amarelo. Com cartazes com dizeres como “há um recomeço sempre que precisar” e “nenhuma tempestade dura para sempre” e “você é importante e faz a diferença”, os participantes do projeto estão distribuindo afeto e acolhimento no mês de prevenção ao suicídio.

Além dos cartazes, os jovens levam caixas de mensagens com palavras positivas de incentivo que reforçam a importância do cuidado com a saúde mental no cotidiano. Ana Carolina Reis Silva, de 19 anos, decidiu participar da ação que ocorreu na Praça das Nações, em Bonsucesso.

 

– Foi muito importante pra mim, desde quando eu estava em casa fazendo os cartazes. E, na praça, foi super bacana podermos abraçar pessoas como uma senhora que estava passando por lá e nos disse que no dia anterior foi seu aniversário e ela não havia recebido o abraço de ninguém. Que aquele gesto fez diferença no dia dela. E também um rapaz que falou que estava deprimido e que a nossa ação mudou o humor dele naquele instante. O que me motivou a estar lá foi sentir que eu poderia passar para os outros que sempre há uma saída. E, mesmo depois que me formar no Pacto, eu quero continuar contribuindo com o Setembro Amarelo da JUV porque é uma causa muito importante -, disse a jovem moradora da Vila da Penha.

 

Além dessa iniciativa, o Pacto pela Juventude também promove outras atividades nas comunidades, como rodas de conversa com psicólogas sobre saúde mental e cine-debates.

 

– Essa ação busca sensibilizar toda a comunidade de forma simples, acolhedora e visível, mostrando que pequenos gestos podem fazer grande diferença. O Setembro Amarelo é um convite à reflexão sobre o valor da vida e a importância do apoio mútuo para enfrentar desafios emocionais -, destacou a secretária da Juventude Carioca, Gabriella Rodrigues.

 

O Pacto pela Juventude é uma iniciativa que já beneficiou mais de 107 mil jovens. Com auxílio-participação de R$ 400, durante seis meses, moradores das regiões contempladas aprendem como desenvolver estratégias para impactar positivamente suas localidades a partir de projetos desenvolvidos por eles mesmos. O PPJ já foi reconhecido internacionalmente pelo Fórum da ONU de Nova York e pelo Y20, grupo de jovens países do G20, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030. Por meio de estratégias eficientes de multiplicação de conhecimentos e participação, além daqueles que se formaram no projeto, são alcançados milhares de outros jovens que passam a compreender a importância do exercício da colaboração.

 

Confira abaixo as próximas localidades com o Setembro Amarelo da JUVRio:

 

27/9

 

Largo da Covanca – Estrada da Covanca 200, Tanque

Praça Salinópolis –  Rua Salinópolis s/n, Taquara

Praça do Cidinho – Travessa Rimon, 2, Cidade de Deus

Estação de BRT do Tanque – Rua Cândido Benício, Tanque

 

28/9

 

Feira da Glória – Rua Joaquim Silva, 14, Catete

Ciep Ayrton Senna – Autoestrada Eng. Fernando Mac Dowell, 15, São Conrado

Ciep Guilhermina da Silveira – Rua Do Limão – Conjunto João Saldanha Nº 0, Padre Miguel

 

30/9

 

Metrô da Siqueira Campos – Ladeira dos Tabajaras, 126, Copacabana

Centro de Santa Cruz – R. Felipe Cardoso, 25, Santa Cruz

Categoria:

  • 26 de setembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá