A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) tem uma boa notícia para quem trabalha ou quer entrar para a área de construção civil: vão ser oferecidos a partir de outubro, em parceria com o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ), 1.048 vagas em diferentes cursos em um dos setores mais importantes para a economia da cidade. E todos eles serão gratuitos.
Entre outros, serão oferecidos cursos de pedreiro de alvenaria estrutural, instalador de sistemas drywall, pintor de edificações, mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração e soldador de aço carbono MAG 6G.
Nesta quinta-feira (4/9), às 11h, o secretário Manoel Vieira e Alexandre dos Reis, diretor regional do Senai-RJ, assinam Acordo de Cooperação Técnica na sede da SMTE, na Cidade Nova. As inscrições serão iniciadas ainda este mês, e os pré-requisitos para participar dos cursos variam, mas é preciso ter no mínimo 16 anos e o 5º ano do Ensino Fundamental.
– A construção civil registrou um saldo positivo de 5.434 novos postos de trabalho no Rio, de janeiro a julho deste ano, de acordo com dados do novo Caged compilados pelo Observatório do Trabalho Carioca. Com isso, o setor alcançou um total de 133.981 trabalhadores, o que mostra a importância dele para a economia da nossa cidade – assinalou o secretário Manoel Vieira.
De acordo com o subsecretário de Trabalho e Qualificação da SMTE, Charbel Zaib, os cursos serão ministrados nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda-feira a sexta-feira, em unidades do Senai espalhadas por diferentes bairros da cidade.
– A qualificação é fundamental, principalmente em uma área como a construção civil, que é a indústria que mais cresce no Rio. A segurança, a eficiência e a qualidade das obras dependem diretamente da capacitação dos profissionais. Por isso, investir na formação técnica da mão de obra é um passo essencial para garantir o desenvolvimento sustentável do setor e acompanhar as inovações que ele exige.
Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro
Leia Mais em: O Maringá