
As experiências de participação social e digital do governo federal serão apresentadas na IX Cúpula Global da Parceria para Governo Aberto (OGP), em Vitoria‑Gasteiz, na Espanha, onde o Brasil será reconhecido também em duas premiações. O evento foi aberto nesta terça-feira (7), pelo presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e segue até o dia 9.
A delegação brasileira é liderada pelo ministro Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU), e composta por representantes de vários ministérios, entre eles, a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), por meio da Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS), e o Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos (MGI).
O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, destacou a importância da OGP. “Diante da crise da democracia, do multilateralismo e da crescente desconfiança nas instituições, a OGP reforçou a sua estratégia destacando a importância do governo aberto para fortalecer os princípios democráticos”, afirmou.
O Brasil é membro fundador da Parceria para Governo Aberto, criada em 2011. Faz parte da Cúpula Mundial uma rede internacional com mais de 75 países e 150 governos locais com iniciativas de promoção da transparência, da participação cidadã e da responsabilidade pública.
Até quinta-feira (09), a delegação brasileira vai apresentar experiências do governo federal que combinam participação social presencial e digital. Os representantes do país estarão presentes nos painéis “Desenhando a participação pública que queremos em um mundo digitalizado: IA e tecnologia cívica”; “Diálogo Global: Participação e Inclusão” e “Transformando a Gestão Pública por meio do Orçamento Participativo e a Transparência.”
O Brasil receberá dois prêmios por iniciativas lideradas pela SGPR
Brasileiros debatem em encontro da OCDE
O Brasil participou do 8º Encontro do Grupo de Trabalho sobre Governo Aberto da OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que antecedeu a abertura da Cúpula Mundial. O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, participou do debate sobre o documento da OCDE que está em construção e deu título à mesa. “Rumo a uma abordagem estratégica para a participação cidadã: da evidência à orientação.” Segundo ele, na discussão, foi abordada a necessidade de fortalecer esse documento.
A delegação brasileira esteve presente em outras duas mesas, com a secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Livia Oliveira Sobota, e a assessora especial do Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos (MGI), Carla Bezerra.
Prêmios para o Brasil
No último dia de debates de parcerias para governo aberto (09), o Brasil estará na cerimônia de entrega de dois prêmios que recebeu, concedidos a países e governos subnacionais, nas categorias regional “Américas” e temática “Participação Social”. A conquista é pelo reconhecimento da “Estratégia Federal de Participação Social e Educação Popular” liderada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá